Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Tuesday, May 30, 2006

Nome da atividade: BUZZ

Descrição:

É um jogo divertido, que requer um espaço adequado para o número de participantes, e que desenvolve a inteligência lógico-matemática, a inteligência interpessoal, a cooperação e o trabalho em equipe.

Como funciona o jogo:

Para o Buzz marca-se o número 7 (sete). Os jogadores contam em voz alta, sendo proibido dizer qualquer número que tenha um sete (como dezessete) ou seja um múltiplo de sete (como vinte e um). O primeiro jogador começa dizendo "um". O segundo diz "dois". O terceiro (ou o primeiro novamente se estiverem só dois jogando) continua a contagem: "três". E assim vai até seis, quando, em vez do seguinte dizer "sete", ele dirá "Buzz". E cada vez que um número depois desse "oito" contiver um sete, o jogador deve dizer "Buzz" no lugar do número. Assim como o número chamado depois de seis é "Buzz", depois de "treze" é "Buzz" também (14 é múltiplo de 7), e os jogadores deverão dizer "Buzz" no lugar de 21,27,28,35,37,42,47,49 e assim por diante. Um bom jeito de jogar essa versão não competitiva do Buzz é "Vamos ver se conseguimos chegar ao número 100 sem ninguém errar". Em vez de competir, os jogadores estarão unidos em torno de um mesmo propósito... E permanecerão unidos nas risadas quando alguém errar e disser "sete" ou "vinte e um" e assim por diante. É inevitável que alguém erre. E é considerado um erro quando alguém diz "Buzz" para o número errado - um número que não contenha sete ou não seja múltiplo de sete.


Participantes/idade:

Não há limite de pessoas para o jogo, pode-se aplicar o jogo para crianças e adultos. Recomenda-se que as crianças saibam contar e tenham noção do que é um número múltiplo de outro.


Elucubrações teóricas:

A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985) é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Segundo este teórico, o conhecimento pode ser dividido em sete categorias de inteligências, que bem planejadas e aplicadas, auxiliam as pessoas a despertar seus talentos. Gardner ressalta que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente. Embora alguns problemas utilizem uma inteligência específica, na maioria dos casos, fica evidenciada a necessidade de uma combinação de inteligências.

Na brincadeira acima, temos um exemplar de um jogo ao qual possibilitará a uma pessoa (criança ou adulto), a exercitar a combinação de sua inteligência lingüística, lógico-matemática e interpessoal. Nestas três categorias de inteligência é possível testar as seguintes habilidades de uma pessoa: reconhecimento de palavras, sons e as diferentes funções da linguagem; conhecimento de números, a habilidade para resolver problemas lógicos, rapidez de raciocínio e a capacidade de comunicação e relacionamento, empatia.


Para saber mais:

Site oficial: www.jogoscompetitivos.com.br

Fonte: Livro: 150 Jogos Não-Competitivos para crianças
Todo Mundo Ganha! Cynthia MacGregor – Ed Madras

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. In: Gardner: Inteligências Múltipas. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 414.

Elaborado por: Alzira Barboza, Priscila Gotardo e Simone S. Lech

4 Comments:

At 1:08 AM, Anonymous Anonymous said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

 
At 6:26 AM, Anonymous Anonymous said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

 
At 3:16 PM, Anonymous Anonymous said...

I find some information here.

 
At 12:54 PM, Blogger No Hassle Loans said...

Hey nice blog. Although it�s not what I was looking for. I am looking for info on Payday Loans or a Payday Advance Loan . I found your blog very interesting

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home