Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, May 21, 2006

Nome: Sudoku


Descrição:

O Sudoku (pronuncia-se sudôku) é um quebra-cabeça numérico em que, em um espaço de 9X9 células, os numerais de 1 a 9 devem ser dispotos sem repetição nas linhas, nas colunas e nas regiões de 3X3 células delimitadas pelas grades maiores. Não são realizados quaisquer cálculos matemáticos, o único conhecimento prévio necessário são os numerais de 1 a 9.

Há apenas uma solução possível. A partir dos números dados previamente, o jogador deve completar todas as 81 células apenas utilizando apenas a lógica (não é necessário qualquer "chute") .

O Sudoku possui suas origens nos quadrados mágicos presentes na China e na Índia e nos quadrados latinos do matemático Leonard Euler. Sua popularização ocorreu a partir da década de 70 nos Estados Unidos e, principalmente na década de 90 no Japão, de onde se espalhou para o mundo todo.

Participantes: 1 (um)

Elucubrações teóricas:

O sudoku é um perfeito exemplo da utilização da iteligência fluida. Segundo Sternberg (2000, p. 433), a inteligência fluida é a "inteligiência orientada pelo processo, exigindo rápida compreensão de relações inéditas", o que exatamente ocorre neste quebra-cabeça.

O raciocínio lógico necessário para resolver este problema utiliza-se apenas dos elementos presentes no momento, sem utilizar-se de quaisquer conhecimentos prévios. As relações entre os espaços e os numerais presentes são sempre inéditas e são compreendidas, portantanto, pela inteligência fluida.

A inteligência fluida coloca-se em oposição ao conceito de inteligência cristalizada que, segundo o mesmo autor (STERNBERG, 2000, p. 433) é o "conhecimento e expertise acumulados no curso de uma vida de experiências". Cada resolução de um sudoku é única e, de modo geral, indifere o quanto conhecimento ou experiência houve nas resoluções anteriores.

Para saber mais:

Artigo do Sudoku na Wikipedia.
Instruções e jogo do Sudoku em português.
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000

3 Comments:

At 12:33 PM, Blogger nomadez said...

tá ficando bem legal!

ei, dê um realce nos títulos dos brinquedos, ficarão assim melhor separados...

abração

 
At 1:08 AM, Anonymous Anonymous said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

 
At 3:16 PM, Anonymous Anonymous said...

I find some information here.

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home