Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 16, 2006

ACHE A BOLA:

JOGADORES:
Vários

IDADE:
A partir de 4 anos

DESCRIÇÃO:
Popularmente conhecido desde os primórdios das feiras livres, onde os homens reuniam-se, este jogo é fácil e requer pequeno espaço físico para sua realização.
A pedra, bola, ou pequeno objeto, é escondida em baixo de um copo, que deverá ser colocado entre outros dois e, logo em seguida, trocados de posição várias vezes, para confundir o jogador, que deverá indicar onde a bola se encontra.

ELUCUBRAÇÃO TEÓRICA:
Atenção e concentração.
A atenção, definida por William James (Principles Of Psychology) como "a tomada de posse da mente, em uma forma clara e vívida, de um dos diversos objetos e séries de pensamentos que parecem simultaneamente possíveis e que implica o abandono de algumas coisas, a fim de ocupar-se efetivamente de outras" é responsável pela capacidade do jogador saber onde a bola se encontra.
A concentração é definida pelo Dicionário Dorsh de Psicologia como: "recolhimento, orientação da atenção para relações estritamente delimitadas, organização disciplinada da atenção pelo eu, para apreender e elaborar determinadas tarefas" e é, também, necessária.
Esses são os dois fundamentos cognitivos exigidos para sair-se bem nesse jogo, em nenhum instante o jogador poderá distrair-se, ou perderá a noção de onde está a pedra.

SITE ONDE ENCONTRAR:
http://www.killsometime.com/games/Game.asp?ID=395

ALUNAS:
Ana Samylla
Mathisa

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home