Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Wednesday, June 21, 2006

Age of Empires

Essa é um jogo de computador de estratégia em um tempo real. O jogador deve guiar uma civilização ou tribo pela Idade da Pedra, da Ferramenta, do Bronze e do Ferro.

O conteúdo do jogo é:

1. Civilizações: Assírios Minoanos

Babilônicos Persas

Choson Fenícios

Egípcios Sumérios

Gregos Yamato

Hititas

2. Modo de Jogar

2.1 Campanha: o jogador fica possibilitado de criar os próprios cenários e campanhas.

a. ascensão do Egito

b. Grécia

c. Babilônia

d. Yamato, Império do Oriente

2.2 Cenário Aleatório: fica permitido ao jogador escolher quantos adversários e aliados, a Idade em que o jogo começa, o cenário e o modo de vencer.

2.3 Batalha Mortal: só pode vencer por extermínio de jogadores.

3. Recursos Naturais: os recursos são coletados pelo aldeão e todos são usados para desenvolver a tecnologia.

3.1 Comida: é adquirido através da caça, pesca, arbustos frutíferos e construção de fazenda.

3.2 Madeira: é adquirida através do corte de árvores, usada para a construção e tecnologias.

3.3 Ouro: é adquirido através da mineração. Barcos de comércio fazem troca de ouro por outros recursos. É também usado para criar novas unidades (idade do Bronze e Ferro) e tecnologias.

3.4 Pedra: adquirida também pela mineração e é usada para a construção de muros e torres, além do Monumento.

4. Construções: são vários tipos de construção que podem ser feitas: academia, armazém, campo de arco e flecha, casa, centro da cidade, doca, estábulo, fazenda, sede do governo, local de armazenamento, mercado, monumento, muro, oficina de catapultas, quartéis militares, templo, torre.

Os jogadores precisam dominar o mundo, conquistando, explorando e acumulando riquezas.

Elocubrações Teóricas:

Este jogo necessita de inteligência cristalizada (Cattell, 1997), pois depende de vários conhecimentos anteriores, como nas construções, mas o jogador é beneficiado quando tem um conhecimento em História e Geografia mais amplo. É utilizado o pensamento criativo, existe a possibilidade de inventar, criar e planejar a estrutura do jogo dentro de suas regras. Também podemos analisar, avaliar e comparar, usando o pensamento analítico. É um problema mal estruturado, pois não tem um caminho claro para a solução, existem vários meios de chegar ao objetivo do jogo, que é a conquista do mundo.

Para jogar: http://superdownloads.uol.com.br/download/i8988.html?dl.meauth

STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000

Elaborado por

Mônica

Priscila P.

Priscilla V.

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