Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 23, 2006



Amazonas
Jogo criado, em 1988. pelo argentino Walter Zamkauskas onde o objetivo de cada jogador é impedir que o adversário possa jogar. De acordo com a mitologia, as Amazonas foram mulheres guerreiras na antiga civilização Grega próximo a Caucasus, na Ásia Menor, as costas do Mar Negro, que excluíam os homens de sua sociedade. As mulheres governavam. Duas rainhas compartilhavam o poder, uma responsável pela defesa e uma pelos afazeres domésticos. Mitologia é conjunto de crenças e práticas ritualísticas dos antigos gregos, cuja civilização formou-se por volta do ano 2000 a.C. É composta basicamente de um conjunto de histórias e lendas sobre uma grande variedade de deuses. A mitologia grega desenvolveu-se plenamente por volta do ano 700 a.C. A mitologia grega possui várias características específicas. Os deuses gregos assemelham-se exteriormente aos seres humanos e apresentam, ainda, sentimentos humanos. A diferença em relação a outras religiões antigas, como o hinduísmo ou o judaísmo, consiste em não incluir revelações ou ensinamentos espirituais. Práticas e crenças também variam amplamente, sem uma estrutura formal, como uma instituição religiosa de governo, nem um código escrito, como um livro sagrado. A mitologia grega enfatizava o contraste entre as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras forças da natureza. O povo grego reconhecia que suas vidas dependiam completamente da vontade dos deuses. Em geral, as relações entre os humanos e os deuses eram amigáveis. Porém, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitável, como orgulho complacente, ambição extrema ou prosperidade excessiva.
REGRAS
Cada jogador dispõe de quatro amazonas dispostas inicialmente da seguinte forma:
Em cada turno, cada jogador realiza duas ações: a) Mexe uma amazona que se desloca em linha reta, na vertical, horizontal ou diagonal quantas casas o jogador quiser, desde que não haja qualquer peça no trajeto. b) Em seguida, coloca uma marca (simbolizando uma flecha disparada pela Amazonas) numa casa vazia. Porém, esta casa deve estar ao alcance da última amazona deslocada. Como em cada jogada desaparece uma casa do tabuleiro, o jogo tem de acabar. Perde o jogador que não conseguir concluir o seu movimento, ou seja, suas duas ações.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home