Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, June 11, 2006



BATALHA NAVAL

DESCRIÇÃO DO JOGO:
*Armas disponíveis: 5 Hidroaviões4 Submarinos3 Cruzadores2 Encouraçados1 Porta-aviões*Preparação do jogo: 1. Cada jogador distribui suas armas pelo tabuleiro. Isso é feito marcando-se no reticulado intitulado "Seu jogo" os quadradinhos referentes às suas armas.2. Não é permitido que 2 armas se toquem.3. O jogador não deve revelar ao oponente as localizações de suas armas.
*Número de participantes:
2 jogadores

*Idade:
Apartir dos 12 anos
REGRAS DO JOGO: Cada jogador, na sua vez de jogar, seguirá o seguinte procedimento: 1. Disparará 3 tiros, indicando a coordenadas do alvo através do número da linha e da letra da coluna que definem a posição. Para que o jogador tenha o controle dos tiros disparados, deverá marcar cada um deles no reticulado intitulado "Seu jogo".2. Após cada um dos tiros, o oponente avisará se acertou e, nesse caso, qual a arma foi atingida. Se ela for afundada, esse fato também deverá ser informado.3. A cada tiro acertado em um alvo, o oponente deverá marcar em seu tabuleiro para que possa informar quando a arma for afundada.4. Uma arma é afundada quando todas as casas que formam essa arma forem atingidas.5. Após os 3 tiros e as respostas do oponente, a vez para o outro jogador. O jogo termina quando um dos jogadores afundar todas as armas do seu oponente.



ELOCUBRAÇÃO TEÓRICA:
Segundo Sternberg (2000), este jogo trata-se de um problema mal estruturado, pois possibilita os jogadores a usarem diferentes táticas de jogadas, usando das mais diferentes estratégias para atacar seu oponente, fazendo com que os participantes do jogo se utilizem da capacidade fluída, em seu raciocínio abstrato, para derrotar o inimigo.
Elaborado por:
Dani Doris
Lourdes Vieira
Simone Fabiane

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home