Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, June 18, 2006

CAIXAS DOURADAS


Descrição:


Confeccionar o material em cartolina, da seguinte maneira:

A - Desenhe na cartolina:

• três quadrados de 10x10 centímetros.

• um retângulo de 15x10 centímetros.

B – Com o lápis, divida cada figura em quadradinhos de 1x1 centímetro.

C – Faça cópias desse material dependendo do número de alunos da classe e distribua um material para cada aluno.

D – Peça que deixem dois quadrados 10x10 centímetros (placas) inteiros.


Eles representarão as centenas. Recorte em quadradinhos o outro quadrado (placa).

O quadrado formará um conjunto de 100 quadradinhos de 1x1cm.

Eles representarão as unidades.

E- Agora, recorte o retângulo de 15x10 centímetros, em barrinhas de 10 quadradinhos em cada uma. As 15 barrinhas representarão as dezenas.

F- Peça para os alunos guardarem esse material em saquinhos plásticos ou caixinhas.

G–Desenhe o material em uma cartolina para deixá-lo exposto no mural.
Peça aos alunos para pegarem uma barrinha (dezena) e cubram com quadradinhos (unidades). Depois, cobrir o quadrado (centena) com barrinhas (dezenas).


Eles irão perceber que 10 quadradinhos equivalem a uma barrinha e 10 barrinhas, equivalem a um quadrado.


Isto é, 1 dezena = 10 unidades e 1 centena = 10 dezenas.

Em duplas, as crianças pegarão um dado para o jogo. Um de cada vez jogará o dado e terá de pegar tantos quadradinhos quantos forem os pontos do dado. Quando juntar “dez quadradinhos” poderá trocá-los por “uma barrinha” e ganha a vez de jogar novamente. Se sobrarem quadradinhos, ele terá que ir jogando até juntar 10 e trocá-los novamente.


Vence o jogo quem chegar primeiro ao número combinado ou ao término do tempo determinado. Se ultrapassar a 10 barrinhas, trocá-las por um quadrado (centena).

Objetivos:

Desenvolver raciocínio lógico, agilizando a estimativa, arredondamento e o cálculo mental.

Participantes: Acima de 10 crianças

Elucubrações teóricas:

Segundo Cattell, Vernon e Carrol, existe um modelo hierárquico da inteligência e um desses modelos, desenvolvidos por Raymond Cattell, propôs que a inteligência geral compreende dois subfatores principais e um deles é a capacidade cristalizada que é o conhecimento e vocabulário acumulados, e para a resolução deste problema, precisa-se de conhecimento prévio.

Elaborado por:

Janaína

Márcia

Kelly

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