Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Wednesday, June 14, 2006

CARCASSONE


Descrição:

O Carcassonne é um jogo de tabuleiro criado por Klaus-Jürgen Wrede, da chamada escola alemã, publicado en inglês.

Antes de pensarem que se trata de um jogo de estratégia que só meia-dúzia de pessoas conseguem jogar, devo acrescentar que em geral os jogos de tabuleiro alemães têm apenas meia-dúzia de regras e estão prontos a jogar em 5 minutos.


O Carcassonne é provavelmente o jogo mais acessível destes todos. E um dos mais divertidos,
a ideia do jogo é construir uma paisagem medieval (daí o nome do jogo referente a uma famosa cidade medieval francesa) através da colocação de peças de mapa que se tiram á vez de um saco que contém todas as peças.

A colocação destas peças têm uma mecânica semelhante o que se utiliza por exemplo no dominó, só que em vez de números, as peças contém cidades (ou partes de cidades), estradas, mosteiros e campos de cultivo.

Cada jogador possui um certo número de peões que são utilizados para colocar nestas zonas definidas pelas peças, para tomar controle da mesmas, sendo que quanto maior for a zona que se vai construindo (por exemplo uma cidade) maior é a pontuação que se obtém. Claro que os outros jogadores podem tentar partilhar destas atividades ou até mesmo tentar controlar as nossas cidades, estradas ou mosteiros. E aí é que a coisa se torna divertida.


Parece mais complicado do que é. Quem jogou sabe bem quão simples são as regras e a mecânica do jogo. E ainda por cima é facilíssimo de jogar e ainda mais fácil de montar (como o tabuleiro é construído no decorrer do jogo apenas temos que distribuir os peões pelos jogadores no início).

Elucubrações teóricas:

Inteligência interpessoal: A competência básica fundamental deste tipo de inteligência é o talento para compreender os outros, pelo que as pessoas com esta inteligência desenvolvida têm grande facilidade em estabelecer empatia. Relacionam-se, interagem e trabalham bem com outros indivíduos, tendo facilidade em os motivar a persistir na busca dos objetivos comuns.

Conseguem compreender e interpretar os sentimentos, as motivações e as intenções dos outros. Interagem de forma eficaz, mobilizando competências variadas, particularmente no âmbito da comunicação verbal e não verbal. São também eficazes na gestão de conflitos. Gostam de conviver e fazem amigos facilmente. Têm mais proveito quando estudam em grupo, podendo aí trocar ideias com outros colegas e dar e receber apoio mútuo. Não apreciam trabalhar sozinhas.

Para saber mais:


Carcassonne foi um enorme sucesso com mais de meio milhão de jogos vendidos no ano passado.

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. In: Gardner: Inteligências Múltipas. Porto Alegre: Artmed, 2000 .

Elaborado por:

Simone Meira

Izabel Arruda

Vilma Gomes

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home