Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Thursday, June 15, 2006

CONCRETE DREAMS

Descrição: Pise no acelerador, ops!, no cursor.

REGRA:

Use o mouse para controlar o carro e com o cursor na parte superior da tela você acelera e na parte inferior da tela você breca. Para usar os itens clique no botão esquerdo do mouse. O jogo funciona com o cursor dentro da tela da pista.

Participantes: Composto por um participante acima de 9 anos.

Elucubrações teóricas:

A coordenação motora neste jogo é necessária, atenção e percepção também.

Problemas bem-estruturado

Conforme o modelo de Newell-Simon, o solucionador de problemas (que pode estar usando inteligência humana ou artificial) deve considerar o estado inicial (problema) e o final (solução) dentro de um espaço do problema – o universo de todas as possíveis ações que podem ser aplicadas à resolução de um problema, dadas algumas restrições que se aplicam à sua solução. Segundo esse modelo, a estratégia fundamental para resolver problemas e decompor a tarefa problemática em uma serie de etapas, que, afinal, levarão a sua solução à mão. Cada etapa envolve um conjunto de regras para procedimento (“operações”) que podem ser executadas. O conjunto de regras é organizado hierarquicamente em programas que contem vários níveis internos de subprogramas (denominadas “rotinas” e “sub-rotinas”).

Para saber mais:


http://www.uol.com.br

STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000, cap. 11 e 14


Elaborado por:

Hitomi Sarata e
Vera Lucia Amara
l


0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home