Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, June 11, 2006


DOMINÓ




DESCRIÇÃO DO JOGO:


* É composto de 28 peças retângulares e é chamado de duplo-6, que podem ser de madeira, papelão, marfim, plástico, pedra-sabão, dentes de morsa, ossos de baleia, metal, cristal ou outro material qualquer. Nas metades dos retângulos estão escritas todas as combinações possíveis de números, entre 0 e 6.

* Número de participantes:

02 à 04 participantes

* Idade:

08 anos em diante


REGRAS DO JOGO:


Cada jogador recebe 7 peças, que mantém escondida dos olhos do adversário.
Inicia o jogo quem tiver o duplo-6 (peça com o numero 6 nas suas duas metades), também conhecida como "carroça" ou "carroção". Caso esta peça não tenha sido entregue a nenhum jogador, iniciará aquele que tiver a peça dupla maior.
A partir de quem iniciou, cada jogador, em ordem horária, colocará uma peça que se encaixe em uma das "pontas" da cadeia que vai se formando com as peças que vão sendo colocadas. Se alguém não tiver peça a colocar, vai ao "monte" e "compra" até conseguir uma peça que sirva. Caso não exista tal peça, o jogador "passa" sua vez ao jogador seguinte. Vence quem se livrar de todas as suas peças. No caso do jogo ficar "travado", isto é, não houver possibilidade de se colocar peças, contam-se os pontos nas mãos de cada jogador. Vence aquele que tiver menor número de pontos na mão.
Quando se joga por pontos, normalmente usa-se a seguinte tabela:

Batida Simples
1 ponto
Bater com a pedra que contenha um número em qualquer uma das extremidades
Batida Carroção
2 pontos
Bater o jogo com uma Carroça (pedra com o mesmo número nas duas metades)
Batida Lá e Lô
3 pontos
Bater o jogo com uma pedra que contenha os mesmos números das extremidades das pedras da mesa
Batida Cruzada
4 pontos
Bater o jogo com uma Carroça que contenha os mesmos números das extremidades das pedras da mesa

Se nenhum jogador bater, a vitória será dada ao jogador que tiver nas mãos a menor quantidade de pontos na soma total das sua pedras. Essa vitória vale um único ponto.


ELOCUBRAÇÃO TEÓRICA:

Segundo Sternberg (2002), trata-se de um jogo mal estruturado, com diversos caminhos para se chegar à vitória. No que se refere a inteligência exige que o participante se utilize de habilidades de avaliar, comparar a situação que resulte na próxima pedra de dominó a ser colocada no jogo se utilizando de metacomponentes que vão desenvolver a capacidade de avaliar uma futura jogada que venha beneficiá-lo
numa próxima jogada, ficando assim a capacidade de raciocinar e encontrar uma possível solução do problema sem conhecimento prévio (Cattell-Vernon-Carroll).


Dani Doris
Luordes
Simome Fabiane


0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home