Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 23, 2006




Gomoku
Criado na China com o nome de Renju, este jogo possui algumas variantes tanto na forma de jogar quanto nas dimensões do tabuleiro. É um jogo tradicional, muito praticado em todo o Oriente, em especial no Japão. Na sua forma mais conhecida, o objetivo de cada jogador é fazer um alinhamento de 5 peças em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal). Num tabuleiro de 169 espaços (13 x 13), um jogador recebe 85 peças escuras e o outro 84 peças claras. O jogador com as peças escuras inicia o jogo ocupando qualquer casa do tabuleiro e continuam alternadamente até que um atinja o objetivo ou esgote as possibilidades.
Gomoku Ninuki, é um variante deste jogo, originária da Coréia. O jogo se inicia com o jogador de pretas colocando uma pedra sua numa das casas do tabuleiro. Em seguida, o adversário coloca uma pedra sua numa casa vazia e assim por diante. Ao contrário da versão anterior, neste, ocorre captura sempre que um jogador faz uma seqüência, em qualquer sentido e sem casas vagas, deixando 2 pedras do oponente cercadas por 2 pedras suas. Nesse caso, as pedras do adversário são capturadas e retiradas do jogo. Não existe suicídio, ou seja, se um jogador colocar 2 pedras cercadas por 2 do oponente, ele não irá perdê-las. Será vencedor quem capturar 5 pares de pedras do adversário ou alinhar 5 pedras suas em qualquer sentido, sem casas vagas e sem que o adversário possa desfazer o alinhamento na sua vez de jogar. Morpion, é uma versão solitária do Gomoku. A configuração inicial deste quebra-cabeça é a que consta no diagrama abaixo. O objetivo é formar alinhamentos de cinco peças, mas isso tem que ser feito a cada jogada. Se não for possível obter um novo alinhamento, o "jogo" finaliza e sua pontuação corresponde a tantos pontos quantos foram os alinhamentos obtidos. Deve-se observar que: - Uma mesma peça pode fazer parte de alinhamentos diferentes; - Dois alinhamentos não podem ter mais que uma peça em comum. Consta que já foi obtido 170 alinhamentos em um tabuleiro de 19 linhas por 19 colunas. Quem se habilita?

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home