Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 23, 2006


HAVAIANO
Disputado entre dois jogadores cujos objetivos são capturar o maior número possível de peças do adversário. As peças são dispostas alternadamente num tabuleiro quadrado de oito linhas por oito colunas, de tal forma que as peças vizinhas mais próximas sejam sempre peças adversárias. As únicas casas vagas do tabuleiro no início do jogo são as 4 casas centrais.
Regras
- Os adversários jogam alternadamente; - É obrigatório em todo lance realizar uma captura; - O movimento é sempre na horizontal ou vertical; - Para capturar uma peça é necessário estar numa casa adjacente (na horizontal ou vertical) da peça adversária e saltar sobre a peça capturada parando na casa imediatamente posterior, que por sua vez deve estar vaga; - É permitido, mas não obrigatório, capturar mais de uma peça (saltos em série), numa única jogada; - Não é permitido saltar suas próprias peças. - Se não for possível capturar nenhuma peça na sua vez de jogar, deve-se passar a vez. - O jogo termina quando um dos jogadores capturar todas as peças do adversário, ou quando nenhum jogador possa capturar pelo menos uma peça do adversário; - Ganha aquele que conseguir capturar mais peças.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home