Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, June 04, 2006

A Herança

Descrição:


Um fazendeiro deixou como herança para seus quatro filhos, um terreno em forma de um quadrado no qual havia mandado plantar 12 árvores. O terreno devia ser dividido em quatro partes geometricamente iguais, contendo cada uma delas o mesmo número de árvores. Como deve ser feita a divisão. Abaixo um esquema de como o terreno se apresenta.




Resposta:

O terreno será dividido em forma de "L", assim cada um ficará com 3 árvores e com o mesmo tanto de terra. Existem também outros métodos para se dividir o terreno, este é um deles.


Participantes/idade: Um. A partir de 12 anos de idade.


Elucubrações teóricas:


Esse é um problema que depende da inteligência cristalizada (conhecimentos prévios) para chegar-se à resolução (Cattell, 1971) e, também se trata, de um problema mal-estruturado, ou seja, existe mais de uma forma de solução para o problema, além de não ter um caminho claro para a resolução (Sternberg, 2000). Para resolver o indivíduo deverá configurar mentalmente as possíveis divisões ou até mesmo usar de uma análise de meios e fins, ou seja, utilizar de “ensaios” riscando para baixo, para o lado, e através da tentativa e erro chegar a uma solução possível.


Para saber mais:

Site oficial: www.portaldavaca.com.br

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Elaborado por:
Alzira Barboza,
Priscila Gotardo e
Simone S. Lech

3 Comments:

At 1:08 AM, Anonymous Anonymous said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

 
At 6:26 AM, Anonymous Anonymous said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

 
At 3:16 PM, Anonymous Anonymous said...

I find some information here.

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home