Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Thursday, June 01, 2006

IMAGENS ESCONDIDAS

Descrição:

A imagem contém 9 faces e 1 cachorro escondidos, o objetivo é encontrá-los.

Participante: 1 (um)

Elucubrações Teóricas:

A procura pelas 9 faces e 1 cachorro, envolve vários processos cognitivos como: Atenção, percepção, memória e inteligência.

Primeiramente, temos uma informação visual que passa por um conjunto de processos psicológicos, para que possa ser reconhecida, organizada e sintetizada, ganhando, a partir de então, uma significação. Esse processo é denominado de percepção.

A percepção contida na atividade requer um princípio Gestáltico da forma, ou seja, de figura-fundo, que consiste em ver um objeto em um campo perceptível, apresentando o objeto preeminência (denominado de figura), enquanto outros objetos recuam para um plano de fundo (denominado fundo). É devido a esta percepção que conseguimos descobrir as 9 faces, alternando o que pode ser ora plano de fundo ora figura. Essa percepção é construtiva (também chamada de percepção inteligente), a qual constrói um estímulo percebido, por meio da junção da informação sensorial (visão), com conhecimentos prévios (memória). Esse conhecimento existente consiste na memória de longo prazo, que se refere ao armazenamento de informações por um longo tempo, ou ainda, segundo vários autores, por tempo infinito.

Outro processo envolvido é a atenção, que estabelece relação entre a evocação de imagens faciais, a visão e a quantidade de informações que realmente controlamos mentalmente. Especificamente, é a atenção seletiva que é definida ao nos mantermos concentrados num único estímulo e/ou objetivo: encontrar as faces e o cachorro.

Howard Gardner (1983, 1993b), apresenta a teoria das inteligências múltiplas, sendo essas inteligências: lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, intrapessoal e interpessoal. Para a resolução do problema, utilizamos a inteligência espacial, que permite que reorganizemos as imagens dentro de um campo visual.

Para analisar o exercício proposto, a inteligência geral, é organizada por Ray-mond Cattell (1971) por dois subfatores principais, entre eles, está a inteligência cristalizada, utilizada na resolução da atividade. A inteligência cristalizada é composta por informações acumuladas durante a vida.


Para saber mais:

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Teste sua visão

Elaborado por: Alzira Barboza,

Priscila Gotardo e

Simone Solange.

3 Comments:

At 1:08 AM, Anonymous Anonymous said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 
At 6:26 AM, Anonymous Anonymous said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

 
At 3:16 PM, Anonymous Anonymous said...

I find some information here.

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home