Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Thursday, June 01, 2006

INTELIGÊNCIA MÚLTIPLA


Não é de hoje que a inteligência é considerada uma grande qualidade do homem, e aquele que não a possui pode ser desmerecido e até rejeitado. Mas quando é utilizado o termo inteligência ao que se refere exatamente, a qual capacidade?

A inteligência pode ser definida basicamente como a capacidade para aprender a partir da experiência, usando processos metacognitivos para melhorar a aprendizagem e a capacidade para adaptar-se ao ambiente ou comunidade cultural.

Na visão de Howard Gardner, psicólogo e professor norte-americano, a inteligência é muito mais do que isso, e pode ser classificada em sete capacidades especificas. Devido a essa pluralidade de capacidade sua teoria recebeu o nome de teoria das inteligências Múltiplas.

Sua teoria define-se basicamente em inteligência musical (capacidade de reconhecimento de padrões de tons, incluindo sons do ambiente, e sensibilidade para ritmos e batidas), corporal-cinestésica (capacidade de movimento físico e o conhecimento do corpo), lingüística (capacidade do uso da linguagem, seja ela escrita, falada ou através de outro meio), lógico-matemática (capacidade lógica e de raciocínio cientifico), interpessoal (habilidade de trabalhar cooperativamente com outros num grupo), intrapessoal (relacionada aos estados interiores do ser, à auto-reflexão, a metacognição) e espacial (capacidade de formar imagens mentais e manipulá-las).

Essas capacidades são utilizadas no dia-a-dia, umas mais e outras menos, mas sempre agindo de forma integrada. Sendo assim não se pode desmerecer alguém por apresentar certas dificuldades em algumas tarefas, deve-se observar o seu desenvolvimento em outras.

P.K. é um exemplo dessa diversidade de inteligências. Ele sempre apresentou dificuldades de aprendizado, teve oportunidade de freqüentar ate a 3° serie do ensino fundamental. Hoje, mesmo sem formação, realiza projetos na área de arquitetura com a maior perfeição. Seus trabalhos são igualados a os trabalhos de um profissional com formação acadêmica.

Nesse exemplo fica claro que mesmo apresentando dificuldades em certas tarefas P.K. teve um grande desenvolvimento nas capacidades espaciais e lógico-matemática. Para ele basta olhar um local e suas condições para que o projeto se desenvolva em sua mente, após o projeto planejado é capaz de colocá-lo em pratica com facilidade e rapidez. Vale lembrar que P.K. é um exemplo entre vários outros existentes, e que todos são capazes de vencer na vida utilizando suas capacidades, indiferente da inteligência que utilize. Todos possuem as sete inteligências, utilizam-nas de maneiras diferentes, mas isso não torna um, melhor que o outro.

Artigo elaborado por:
Edilaine Cristina Hudzinski,
Josiane Schmidt Gonçalves e
Karina Biotti Caldeira

5 Comments:

At 4:07 PM, Blogger nomadez said...

o blog está ficando muito interessante, e é muito legal começar a ver a participação dos alunos. Meu, isso pode virar algo grande!

sugestão: abra os comentários para outras pessoas, além das subscritas no blogspot

 
At 4:38 AM, Anonymous Anonymous said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

 
At 1:08 AM, Anonymous Anonymous said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

 
At 6:26 AM, Anonymous Anonymous said...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

 
At 3:16 PM, Anonymous Anonymous said...

I find some information here.

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home