Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, June 18, 2006

JOGO DAS CINCO MARIAS

Descrição: Para brincar de Cinco Marias você vai precisar de pedrinhas ou saquinhos de pano. Faça os saquinhos com retalhos e encha-os com arroz, como mostram os desenhos abaixo.

Tire a sorte para ver quem começa. O escolhido joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde caírem. O jogador, então, escolhe um saquinho e lança-o para o alto, enquanto pega outro saquinho antes do primeiro cair na mesa.

Em seguida, ele joga os dois saquinhos para cima e tenta agarrar um terceiro sem que os outros caiam e assim por diante. Quem conseguir pegar todos os saquinhos marca 1 ponto. Quem errar, passa a vez.

Participantes: Dois ou mais.

Elucubrações teóricas: Este é um exercício que envolve o processo de algoritmo que segundo STERNBERG, é o caminho formal para alcançar uma solução, que envolve um ou mais processos repetitivos, os quais, geralmente, levam a uma resposta exata da questão, ou seja, o exercício ensina passo a passo como é o jogo das cinco marias.

www.monica.com.br/revistas/brincadeiras/cin mar htm.

STERNBERG, R.J.Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed. 2000.

Elaborado por:
Elisangela/Eloiza/Zila

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home