Friday, June 09, 2006

JOGO DE DAMAS
Número de participantes: 2
Descrição:
Regras

Lembrando que o texto abaixo é referente a regra oficial, porém você pode jogar com esta regra, ou não permitir que o peão inicie capturas movendo-se para trás.

DO INÍCIO:
O tabuleiro coloca-se de forma que a casa escura do canto do tabuleiro fique à esquerda do jogador.
No início da partida, as pedras são colocadas nas casas escuras, nas primeiras travessas do lado de cada jogador.

DO MOVIMENTO:

A pedra anda só para frente, em diagonal, uma casa de cada vez. A dama desloca-se para frente e para trás quantas casas quiser nas diagonais onde estiver.

DA TOMADA:

A tomada é obrigatória. A pedra toma tanto para frente quanto para trás. A tomada denomina-se simples se toma apenas uma peça e em cadeia se captura mais de uma peça no mesmo lance. Se no mesmo lance existir mais de uma forma de tomar, é obrigatório obedecer à "Lei da Maioria", ou seja, fazer o lance que tome o maior número de peças.

Numa tomada em cadeia, a peça pode passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, mas é proibido tomar a mesma peça mais de uma vez.

A pedra e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada.

DA COROAÇÃO:

A pedra que chegar à última travessa será coroada dama. A coroação é assinalada colocando-se sobre a pedra coroada outra pedra da mesma cor. Não será coroada a pedra que, numa tomada, apenas passe pela travessa de coroação.

DA VITÓRIA:

Ganha a partida o jogador que capturar todas as peças adversárias ou as deixar sem movimento possível. A partida é considerada ganha quando o adversário abandona ou se recusa a cumprir o regulamento.

DO EMPATE:

Ocorrerá o empate se tiverem sido jogados 20 lances sucessivos só de damas sem que haja tomada ou movimento de pedra.

Elucubrações teóricas: O Raciocínio é uma operação lógica, discursiva e mental. Neste, o intelecto humano utiliza uma ou mais proposições, para concluir através de mecanismos de comparações e abstrações, quais são os dados que levam às respostas verdadeiras, falsas ou prováveis.
Foi pelo processo do raciocínio que ocorreu o desenvolvimento do método matemático
, este considerado instrumento puramente teórico e dedutivo, que prescinde de dados empíricos.
Através da aplicação do raciocínio, as ciências
como um todo evoluíram para uma crescente capacidade do intelecto em alavancar o conhecimento. O raciocínio, mecanismo de inteligência, gerou a convicção nos humanos de que a razão unida à imaginação, constituem os instrumentos fundamentais para a compreensão do universo. Segundo Sternberg (2000) trata-se de um problema mal estruturado.

Para saber mais:

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. In: Gardner: Inteligências Múltipas. Porto Alegre: Artmed, 2000

Link para Download do jogo: http://www.rksoft.com.br/arquivos/jogos/damasmaster.exe

Elaborado por:

Simone Meira

Izabel Arruda

Vilma Gomes

1 Comments:

At 6:49 PM, Blogger Leandro said...

Boa consideração sobre o raciocínio!