Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 16, 2006



Jogo: Guitar Hero

Descrição:
É um jogo para quem gosta de música, principalmente do som das guitarras. O jogo traz grandes nomes do universo musical, como: RadioHead, Pantera, Incubus, Ramones, Iron Maiden, entre vários outros títulos. O jogador visualiza o braço de uma guitarra, com símbolos verdes, vermelhos, amarelos e azuis que apresentam, respectivamente, os botões L2, L1, R1 e R2. Enquanto a música é tocada pela banda, você deve apertar os botões no momento exato para conseguir acertar a nota em sua guitarra. No nível mais difícil, além da velocidade de notas das guitarras aumentarem, um novo botão aparece para ser utilizado, o X, que representa a cor laranja. No modo carreira, você incorpora um guitarrista iniciante, que começa fazendo pequenos shows, com músicas fáceis e evolui de acordo com a passagem das fases. Através da passagem dos níveis, novas músicas são abertas no jogo. Tem disponibilidade no modo multiplayer, no qual o jogador duela com outro participante e vence quem acertar mais notas musicais. Muitas guitarras, de todas as formas conhecidas também podem ser selecionadas no jogo: a clássica Les Paul, a moderna SG e até a, Flying V, conhecida como "rabo de peixe". O jogo original vem com um controle extremamente inovador, é um simulador de guitarra que segue a linha Gibson SG, com 5 botões no braço e uma alvanca no corpo para ser acionada na hora dos slides. Todos aqueles que conhecem pelo menos um pouco sobre música, perceberão que os arranjos de guitarra criados para as músicas são muito bem elaborados e seguem, perfeitamente, a musicalidade de cada canção. Plataforma: Playstation 2. Jogo aconselhável para todas as idades, principalmente para aqueles que sempre quiseram ser estrelas do Rock!

Elucubrações Teóricas:
Nesse jogo é usado a coordenação motora, que é a capacidade de fazer um movimento harmonioso, fazendo com os músculos sigam os comandos do cérebro, a coordenação motora está relacionada com a Inteligência Corporal-cinetésica, conforme a classificação de Gardner.
O jogador também se utiliza de atenção seletiva, pois para ter um bom desempenho deve seguir os comandos que aparecem e não se distrair com o que acontece no cenário.
A memória de trabalho também é exigida uma vez que deve-se decorar os comandos para ter agilidade no jogo.
Conforme a teoria hierárquica de Cattell-Horn, dois importantes psicólogos americanos, nesse jogo testa-se a Capacidade Fluida, exigindo desempenho nos seus fatores de segunda ordem, que são: (1) Visualização espacial, que é o resolver o problema baseando-se em figuras; (2) Fluência geral, que é o reconhecer rótulos e acessar na memória o significado de tais; (3) Velocidade geral, que é a rapidez para resolver um problema, no caso o problema consiste em reconhecer o estímulo visual e apertar o comando certo no joystick, executando o movimento com habilidade.

Para saber mais:
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. porto Alegre: Artmed, 2000.
GARDNER, H. KORNHABER, M. L. WAKE, W. K. Inteligência: Múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Site oficial do jogo: http://www.guitarherogame.com/

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home