Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 16, 2006


Jogo: Jedi Knight Academy

Descrição:
É o jogo mais recente do gênero tiro em 1ª pessoa de Guerra nas Estrelas, cabendo ao jogador selecionar e montar seu próprio cavaleiro Jedi e descobrir o trajeto dos pacificadores da galáxia. A academia Jedi forma novos heróis na luta contra o lado Negro, mas o jogador também pode optar pelo lado negro. O cavaleiro Jedi é um personagem extremamente poderoso, tanto por suas habilidades de pulo, rapidez e força quanto por outras destrezas. O jogador inicia o aprendizado como padawan, conforme vai aprendendo os golpes e duelando, os mestres da academia vão concedendo status para o jogador tornar-se um mestre também, o jogador tem aulas agendadas e os duelos para mudar de nível também são agendados. O jogo não tem um enredo mas tem missões que consistem em, salvar povos aliados, resgatar soldados, averiguar acontecimentos estranhos e outros. Existe um modo cooperativo no qual o time que cumprir os objetivos em menor tempo ganha. Existe portanto, o modo single player e multiplayer.

Elucubrações teórica:
Neste jogo podemos dizer que ocorre um processo de aprendizado que ativa o hipocampo, estrutura cerebral responsável pela formação de novas memórias, pois o jogador aprende novos golpes, esses estarão alocados na memória de trabalho afim de que ele se torne um Mestre.
Como todo jogo de vídeo game se utiliza de inteligência Corporal-cinestésica, pois trabalha coordenação motora; estimula a atenção seletiva e a agilidade de pensamento, que é um fator da teoria hierárquica de Cattell-Horn.
Das oito inteligências classificadas por Gardner, além da Corporal-cinestésica o jogo também trabalha com a Espacial, que é o raciocínio por imagens, saber locomover-se em 3D, a Linguística, pois o jogador tem que se comunicar com outros membros do mesmo time, normalmente isso ocorre em uma língua que não é a natural do indivíduo, inglês por exemplo; e a Interpessoal, pois o jogador tem uma aprendizagem em grupo e necessita da cooperação mútua para cumprir as missões.
Além disso, o jogo estimula a criatividade, pois o jogador cria seu cavaleiro escolhendo entre diversos personagens, diversos tipos de roupas e sabres de luz.

Para saber mais:
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GARDNER, H. KORNHABER, M. L. WAKE, W. K. Inteligência: Múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
http://www.lucasarts.com/products/jediacademy/




0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home