Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Tuesday, June 20, 2006


Jogo: Pescaria da Festa Junina

Descrição:
O jogo consiste em o indivíduo tentar pescar com uma vara adequada, a uma distância de 1,5 a 2 metros do tanque onde ficam os peixes falsos, normalmente têm argolas de metal pelas quais o peixe deve ser fisgado, o tanque pode ou não ter um motor que movimente os peixes, ao participante que conseguir fisgar um peixe, um brinde!

Elucubrações Teóricas:
É um jogo mal estruturado, pois existem diversos caminhos para se sair vencedor. Para conseguir o brinde o jogador deve ter uma motricidade apurada, motricidade significa ter equilíbrio nos movimentos, conseguir executar os movimentos com precisão.
É exigido também atenção seletiva, é importante escolher qual peixe você quer "fisgar" e se concentrar para fazer uma estratégia mental para conseguir o brinde.
Você pode também agir por tentativa e erro, o que pode ser considerado uma estratégia inteligente, pois para autores como Sternberg, inteligência é a capacidade de aprender com a experiência, valendo-se de processos metacognitivos para melhorar a aprendizagem e adaptar-se ao ambiente, que apresenta sempre diferentes contextos.
Para se sair bem o indivíduo faz uso de sua Capacidade Fluida da Inteligência (Cattell), uma vez que o jogo não exige nenhum pré-requisito.

Para saber mais:
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home