Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, June 18, 2006


Jogo: Racer

Descrição:
Esse jogo é um simulador gratuito de corrida de automóvel. Nele, o jogador pilota os melhores carros do mundo por diversos circuitos, e além disso pode criar novos carros e novas pistas, o jogo é completamente editável. O jogador decide se quer fazer passeios solos ou se quer disputas multiplayer através de uma rede local ou da Internet.
Requisitos técnicos mínimos: Pentium III 700 Mhz, 256 MB de RAM e aceleradora 3D com 64 MB de RAM.

Elucubração Teórica:
Esse jogo trabalha a coordenação motora, a inteligência Lógico-matemática, a Espacial, mas o que queremos salientar neste jogo é como ele estimula a criatividade e a capacidade cristalizada da Inteligência geral (Cattell).
Como neste jogo você tem a possibilidade de construir carros, pistas e colocar câmeras nos locais que desejar, você pode ser criativo, e precisa acessar conteúdos de Física, Matemática e Programação, para construir carros com boa dirigibilidade, ou seja, o jogo estimula o indivíduo a usar sua capacidade cristalizada da Inteligência, que são os conhecimentos que já temos, e neste caso que normalmente aprendemos na escola, e ainda o indivíduo se sente motivado a aprender mais para construir carros cada vez melhores.
Exemplificando o que queremos mostrar vamos fazer um Ciclo de Resolução de Problemas, dentro da situação hipotética que é: criamos um carro que não anda!
Primeiro passo, identificação do problema: nosso carro não anda;
Segundo passo, definição do problema: por que o carro não anda e como fazemos para ele andar;
Terceiro passo, construindo uma estratégia: podemos pedir ajuda num fórum oficial de discussão, e/ou verificar o arquivo com as configurações do carro e descobrir o que está errado;
Quarto passo, organizando a informação: vamos checar os parâmetros do arquivo e comparar com outros carros, se nesta fase descobrirmos que o torque do motor é igual a zero então saberemos porque o carro não anda. Torque= Zero; Torque=Potência * rotação; Força= Zero, logo o carro não sai do lugar;
Quinto passo, alocação de recursos: cálculos de torque;
Sexto passo, monitoria: verificar se com o torque calculado o carro anda;
Sétimo passo, verificando a resolução: neste caso, muito parecido com o sexto passo, verificamos se com torque calculado o carro anda, se andar problema resolvido, se não o ciclo recomeça.


Para saber mais:
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
www.racer.nl

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home