Tuesday, June 20, 2006

Jogo: RPG ou Role-Playing Game

Descrição:
Considerado como "jogo de interpretação", onde os jogadores interpretam os personagens em aventuras fantásticas e desconhecidas, onde ninguém sabe o que vai acontecer, além do Mestre do Jogo.
O mestre do jogo é o único jogador que sabe o que vai acontecer na aventura, é ele que apresenta as diferentes situações aos jogadores, ele os guia, descreve o que ouvem, sentem, vêem, podendo fazer uma prova de coragem, uma situação de fuga, perigo, apresentando sempre aos jogadores provas que exijam astúcia, como adentrar ao abrigo do inimigo. Os jogadores durante o jogo deverão atuar falando o que o seu personagem vai falar diante as adversidades expostas. Logo depois de resolvido o primeiro problema que o mestre apresentou, uma nova situação é apresentada aos jogadores, e assim sucessivamente até o final do jogo.

Regras:
Neste jogo normalmente há um conflito de idéias, assim a única regra que existe, é seguir os dados de pontos de habilidades. Se uma situação for duvidosa joga-se os dados e eles revelaram se tal personagem possui ou não a característica ao qual quer apresentar.

Sistemas:
Dungeons: uma gíria americana que designa ambientes de castelos e masmorras medievais. As qualidades dos peões são direcionadas para o combate. Geralmente se anda por esses ambientes matando monstros e coletando tesouros, esse sistema serviu de inspiração para o desenho Dungeons e Dragons, ou seja, o Caverna do Dragão;
Cards: é um jogo de cartas, as quais representam persongens e valores. Os jogadores comparam valores;
Live Action: quase idêntico ao sistema tradicional, neste sistema os persongens têm suas representações concretas, as lutas são representadas teatralmente, tendo que agradar o mestre para poder avançar no jogo.

Elucubrações Teóricas:
É um jogo mal estruturado, pois existem diversos caminhos para se chegar ao objetivo.
No jogo de RPG podemos dizer que o participante tem sua Inteligência Interpessoal (Gardner) exigida, pois este tem que agir em conjunto, trabalhar em grupo, entender o que o mestre deseja e qual sua participação no grupo, e também a Inteligência Lógico-matemática e a Linguística para formular uma boa estratégia e se prevenir dos inprevistos que o mestre pode preparar. Além disso como trabalha com a fantasia, o RPG estimula a criatividade.

Para saber mais:
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG_(jogo)

0 Comments: