Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Saturday, June 17, 2006


Jogo: Xadrez

Descrição:
O xadrez não apresenta relatos sobre suas origens, mas evidências relatam que foi primeiramente criado na China entre 204-203 a.C. por Han Xin, que era um líder militar, ele propôs o jogo às tropas como um passatempo durante um acampamento de inverno. Há até uma lenda que alega que o próprio rei Arthur teria sido o criador do jogo, uma outra teoria aponta para os gregos como inventores, graças ao cerco a Tróia. Mas a origem na Índia é a mais aceita, graças ao Chaturanga, do sâncrito chatur, significa "quatro", e anga, significa "partes". Esse nome se refere aoss quatro exércitos da antiguidade (infantaria, cavalaria, carruagens e elfantes). Pode-se notar que o xadrez é um jogo de guerra.
Aprendendo a jogar:
Tabuleiro: composto por 64 casas, quadriculado com duas cores distintas.
Peças: cada jogador possue 16 peças (2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha ou dama, 1 rei e 8 peões). cada peça possui um movimento próprio.


Torre: anda paralelamente, quantas casas quiser, tanto na horizontal, como na vertical;


Cavalo: movimenta-se em "L" e é a única peça capaz de saltar sobre outras peças;


Bispo: sua movimentação é sempre na diagonal, obedecendo a casa de sua cor inicial, ou seja, um bispo que inicia na casa branca não pode passar para a preta e vice-versa;


Dama: considerada a peça mais poderosa do jogo, pode se movimentar para todas as direções quantas casas quiser;


Rei: anda somente uma casa de cada vez, para qualquer direção;


Peões: avança uma casa apenas de uma vez sempre no sentido vertical, não podendo retornar.


Para tomar a peça do advesário apresenta um movimento distinto, em diagonal. Possui também um movimento facultativo, andar duas casas no seu primeiro movimento.
Valor das peças: dama (9); torre (5 ¹/²); bispo (5 ¹/²); cavalo (3) e peão (1).

Regras Gerais:
As peças brancas sempre iniciam a partida. As peças não poderam saltar sobre outras, exceção para o cavalo. Não é permitido que se coloque o próprio rei em xeque, o jogador nesse caso deve ser avisado e a jogada retornada; o rei estando em xeque, deve então ser protegido, não sendo permitido outro tipo de jogada; a peça tocada deve ser jogada.

Objetivo:
É tomar o rei adversário, quando o rei é posto em uma jogada na qual ele apresenta fuga, essa denomina-se xeque, mas quando é colocado em uma jogada a qual não pode mais movimentar-se denomina-se xeque-mate.


Elucubrações teóricas:
O xadrez é uma atividade lúdica, que possui uma base matemática.
Utilizando as classificações de Howard Gardner, famoso psicólogo que desenvolveu essa teoria, e tem trabalhos importantes em neuropsicologia e em psicologia da criatividade, admitimos que este jogo estimula a Inteligência Lógico-matemática, essa é a que envolve trabalhos com símbolos, o reconhecer padrões, discernir relações entre as peças, e formar estratégias; e também estimula a Inteligência Espacial, pois essa permite que o indivíduo forme modelos mentais com imagens e assim veja as várias possibilidades de jogo.


Para saber mais:
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
http://www2.uol.com.br/fliperama/gamesonline/xadrez/index.html




0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home