Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Wednesday, June 14, 2006

KAKURO




"Veja o resultado no final deste tópico"


Descrição:


Número de jogadores: 1


Esta é uma direta de números em que cada definição representa a soma dos algarismos indicados pela seta respectiva.

Todos os algarismos de cada número são diferentes e nenhum zero foi utilizado. Em cada quadricula do diagrama deverá ser escrito apenas um algarismo.


Elucubrações teóricas:



Este jogo é um problema bem estruturado, para sua solução utilizamos a inteligencia lógico-matemática.
A Lógica é uma ciência de índole matemática, já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar.
A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si. Ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Podemos, então, dizer que a lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos através da apresentação de evidências que a sustentam. O principal organizador da lógica clássica foi Aristóteles, com sua obra chamada Órganom. Ele divide a lógica em formal e material.
Um sistema lógico é um conjunto de axiomas e regras de inferência que visam representar formalmente o raciocínio válido . Diferentes sistemas de lógica formal foram construídos ao longo do tempo quer no âmbito estrito da Lógica Teórica, quer em aplicações práticas na computação e em inteligência artificial.



"Solução"


Para saber mais:


STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. In: Gardner: Inteligências Múltipas. Porto Alegre: Artmed, 2000 .

Elaborado por:
Simone Meira
Izabel Arruda
Vilma Gomes

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home