Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, June 18, 2006

MACACOS ME MORDAM

Descrição:

20 tabuleiros com 40 desafios e 5 macacos em cartão com cinco cores diferentes.

Objetivo do Jogo: levar os cinco macacos para suas respectivas árvores. O macaco vermelho deve terminar na árvore vermelha, o azul na azul e assim por diante cada um na árvore que tiver sua cor.

Você só pode mover os macacos seguindo as linhas formadas pelos cipós que ligam uma árvore a outra.

Os cipós além de se ligarem as árvores entre si, também fazem ligação com um ponto neutro na base do tabuleiro. Durante o jogo, os macacos também podem pular para esse ponto neutro, enquanto você faz as movimentações necessárias para que eles terminem cada um na sua árvore. Isto desde que a linha formada cipó permita que o macaco vá para o ponto neutro.

Sempre haverá somente um lugar vazio no tabuleiro, para onde o macaco que se quer movimentar deve pular, seja uma árvore ou seja um ponto neutro.

Quando você solucionar o desafio e cada macaco estiver na sua árvore, o ponto neutro deverá ficar sempre vago.

Participantes: Um, a partir de 8 anos.

Solução: Acompanham o jogo dois tabuleiros com as soluções para os 40 desafios. Cada desafio é numerado e identificado por essa numeração, para cada macaco existe um código de acordo com sua cor.

AM = macaco amarelo

RX= macaco roxo

VM= macaco vermelho

AZ= macaco azul

VD= macaco verde

Os códigos constantes das soluções indicam a ordem em que os macacos devem ser movimentados, pulando sempre para a única árvore vaga ou para o ponto neutro, se estiver vago.

Quando você escolher um desafio, tente encontrar a melhor forma de colocar cada macaco na sua árvore. Existe mais que uma forma para solucionar cada questão.

Elucubrações teóricas:

É um problema que depende da inteligência cristalizada (conhecimentos prévios) para chegar-se à resolução (Cattell, 1971) e, também se trata e um problema mal estruturado, ou seja, existem várias formas de solução para o problema, além de não ter um caminho claro para a solução.(Sternberg,2000) Para resolver o indivíduo precisa imaginar caminhos possíveis , para que assim consiga resolver esse desafio.

Elaborado por:

Janaína

Márcia

Kelly

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home