Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Saturday, June 17, 2006


Master
Descrição: mais de 5.400 perguntas divididas em 9 temas: artes, ciências, cotidiano, entretenimento, esporte, história, geografia, história, geográfia, história natural e variedades, em que a princípio, cada participante pode escolher ou sortear o seu tema. Master é um jogo dinâmico, com perguntas criativas, e pode ser jogado de quatro maneiras diferentes, tendo como objetivo, acertar o maior número de perguntas até chegar a pergunta final.

Participantes: 9 (nove) jogadores com idade maior que 14 anos.

Elucubrações teóricas: o jogo Master exige dos participantes um bom entendimento de conhecimentos gerais, pois as perguntas são de variados temas. Assim utilizamos nossa inteligência cristalizada, descrita por Raymond Cattell (1971), que abrange o conhecimento relacionado à escolarização e conhecimentos gerais adquiridos ao longo da vida, sendo uma indicação de um repertório de conhecimentos, competências e de estratégias. A inteligência cristalizada é alcançada através da utilização da inteligência fluida em vários contextos.
Segundo a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, o participante deve ter sua inteligência lingüística e lógico-matemática bem desenvolvidas. Os componentes centrais da inteligência lingüística aqui usados, são de significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem e transmissão de idéias. Os componentes da inteligência lógico-matemática são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização, é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.

Para saber mais:
STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000, cap. 11 e 14.

1 Comments:

At 4:38 PM, Blogger Dany Morena said...

Bem q esse jogo poderia existir online, adorava principalmente história natural :(

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home