Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 23, 2006

Nome: Junken Po

Descrição: o jogo tem regras que devem ser respeitadas. Pode jogar tanto on-line, quanto entre pessoas. Depois de assimiladas as regras, no caso de participantes ao vivo, você deve escolher qual posição irá escolher. Ao som de Junken Po, você deve mostrar sua mão. Por exemplo, se você escolher tesoura e seu parceiro escolher papel, você perderá. Se você escolher tesoura e seu parceiro escolher pedra, este perderá.
Regras:
Mão fechada = pedra
Dois dedos = tesoura
Mão aberta = papel
Pedra perde para papel, mas ganha da tesoura.
Papel ganha da pedra, mas perde para tesoura.
Tesoura ganha do papel, mas perde para pedra.

Participantes: on-line, um contra o computador.
Entre pessoas, no mínimo duas pessoas.

Elucubração teórica: É um jogo originário do Japão, e diverte crianças de geração em geração. Para jogar, você deve assimilar as regras o quanto antes, senão você poderá perder até para uma criança que mal saiba falar.
É um jogo considerado mal estruturado, pois não existe um caminho exato para seguir. O jogo bem estruturado é um jogo que há somente uma resposta, (Stenberg). No Junken Po, há vários caminhos para jogar e você ainda conta com o elemento surpresa. Nunca vai saber o que o parceiro irá escolher.

Para saber mais:
STENBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
www.abbra.com.br

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home