Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Wednesday, June 14, 2006


ORIGAMI (DOBRADURAS)
Descrição: Alguns estudiosos afirmam que esta arte é tão antiga quanto a existência da 1° folha de papel desenvolvida na China aproximandamente no ano de 105. Muito apreciado pela nobreza, o Origami era utilizado reservadamente em ocasiões especiais. As primeiras dobraduras representavam geralmente adoração religiosa. A partir da difusão do papel é que as demais sociais puderam aprender e aprimorar essa arte, sendo o Japão o grande divulgador. Uma arte que ate hoje é passada de pai pra filho como experiência de vida e sabedoria.
Esta "brincadeira" consiste em formar alguma figura ( objeto, animal) através de dobraduras no papel seguindo algumas "regras".
Elucubração teórica: Essa "brincadeira" exige criatividade, atenção mas não requer prática, uma vez que usa-se a inteligência fluída (não precisa de conhecimento prévio) pois seguindo todos os passos é possível realizar a tarefa sem maiores dificuldades pois este é um problema bem-estruturado (só há uma forma de resolvê-lo, só um caminho a ser seguido), pois, se não seguirmos as "regras" não conseguiremos formar a figura desejada.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home