Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 23, 2006


PASTOR
Jogo criado por Zud Ramnadi, traz como característica a necessidade de verificar, a todo momento, se a vantagem reside em capturar as peças do adversário ou avançar para o seu destino.
O objetivo de cada jogador é conduzir o pastor e seu rebanho até o lado oposto do tabuleiro, antes de seu adversário e com o maior número possível de ovelhas.
Este jogo estratégico, mescla peças com propriedades diferentes (poder de captura versus mobilidade), estabelece limitações de movimentos em algumas situações e exige estratégia de avanço rápido e seguro.
Pastor, é um jogo que possui semelhança com a Dama Chinesa, já que é necessário atravessar o tabuleiro e tomar as posições ocupadas inicialmente pelo adversário. É semelhante ao jogo de Damas (tradicional) em que se pode capturar peças saltando sobre estas. E possui, ainda, características dos jogos de Caça e Perseguição, onde os jogadores manipulam peças com poderes diferentes, embora neste jogo, ambos os jogadores operam com os dois tipos de peças, e em mesmo número, tal como ocorre com o Xadrez.
Cada jogador possui 9 ovelhas e um pastor. As ovelhas possuem grande mobilidade mas não possuem poder de captura. O pastor tem pouca mobilidade mas tem poder de captura, e em algumas situações pode saltar suas próprias peças ou as do adversário.
Regras
- A posição inicial do pastor é no extremo do tabuleiro. - A posição inicial das ovelhas são as outras casas dentro do "triângulo". - As ovelhas movem-se na diagonal quantas casas desejarem, desde que não haja obstáculo; quando este obstáculo for uma ovelha adversária, podem ocupar a casa imediatamente após, desde que esta esteja vazia; se o obstáculo for uma ovelha "amiga", então o máximo avanço é até uma casa imediatamente anterior. - Uma vez que as ovelhas atinjam uma casa do triângulo oposto (o de destino) do tabuleiro, perdem sua mobilidade, devem permanecer fixas nesta posição. - O pastor move-se andando uma casa de cada vez na diagonal. - Estando o pastor adjacente a uma peça, sua ou do adversário, pode saltá-la, se após a peça saltada houver uma casa vaga. - É permitido ao pastor saltos em série numa mesma jogada. - Peças adversárias saltadas pelo pastor são capturadas. - O pastor deve se dirigir ao extremo oposto do tabuleiro e é a única peça que possui mobilidade dentro do "triângulo" oposto, já que este pode apenas andar casa a casa, ou atendendo as condições acima citada, saltar peças. - O primeiro jogador que atingir o lado oposto com todas as peças que dispuser, tem o direito de capturar todas as peças adversárias que se encontram fora do triângulo de destino delas. - Cada ovelha capturada representa 1 ponto, e o pastor capturado 3 pontos. - Ganha o jogador que somar mais pontos.
Observações: 1. Como as ovelhas, uma vez no triângulo de destino, não podem mais se movimentar, a sua entrada no triângulo deve ser planejada de tal forma que não impeça a entrada de outras ovelhas ou do pastor. 2. Quanto mais peças forem capturadas pelo seu pastor no decorrer do jogo, mais rapidamente seu adversário pode chegar ao seu destino capturando então suas peças. Isto exige constante avaliação da estratégia adotada para a transposição do tabuleiro.

1 Comments:

At 8:37 PM, Blogger Leandro said...

E a teoria?

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home