Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, June 25, 2006

A PORTA DE PEDRA

Durante as escavações nas ruínas de uma Civilização Perdida, o famoso Arqueólogo, Dr. P. Ramide foi chamado para tentar decifrar um estranho enigma que foi encontrado.

Ao lado de uma Porta de pedra lacrada, havia vários símbolos que de acordo com as inscrições eram a chave para abri-la.



Aquele antigo povo fazia tudo de acordo com padrões lógicos, assim, para abrir a porta, três pedras deveriam ser apertadas numa seqüência lógica conforme o símbolo gravado nela. Devia então, ele achar três pedras cujos símbolos fossem parecidos uns com os outros.

Quais são elas então?


SOLUÇÃO DO ENIGMA:

Assim, observando bem, ele concluiu que as três pedras que possuíam um padrão lógico igual era de cima para baixo a primeira, a quarta, e a penúltima, pois são as únicas que tem linhas que cruzam entre si, o que caracteriza um ponto comum entre elas.

PARTICIPANTES: 1participante.

ELUCUBRAÇÃO TEÓRICA: É um problema bem estruturado, devido à informação de que aquela civilização usava símbolos de acordo com um padrão lógico.

Dr. P. Ramide usou a capacidade analítica (uma das capacidades da Teoria Triárquica da Inteligência proposta por Robert Sternberg) para resolver o enigma, usando as estratégias para ver a relação entre os elementos; ele analisou, comparou e avaliou.

PARA SABER MAIS:

· http://sitededicas.uol.com.br/enigma.htm

· STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Elaborado por Mônica,

Priscila Prazeres e

Priscilla Vieira.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home