Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Wednesday, June 14, 2006

QUAL É A MÚSICA




Descrição:


Versão computadorizada do Qual é a Música, com todas as competições que transformaram o show dos domingos num clássico da televisão.


Se você, como tantos, diz que sabe tudo de música, o jogo para computador é a sua grande chance de mostrar que pode se dar tão bem.


Jogo dos versos:


Abrindo a seqüência de jogos, o desafio é ouvir um trecho da música (quase sempre uma excelente regravação) e usar o teclado para completar o verso que falta.


Vitrine Musical:


Dezesseis opções clicáveis para ouvir a música, digitar (certinho!) o nome do intérprete e o nome da música.


Relógio Musical:


O jogo mais emocionante do programa de TV ficou uma jóia no computador. Num visual incrivelmente semelhante ao do Qual é a Música do mundo real, o desafio é acertar no menor tempo possível os nomes de todas as músicas executadas pela orquestra.


Vitrola Musical:


Para o bem ou para o mal, esta prova segue mais ou menos o esquema da Vitrine Musical, só que com "cardápio" reduzido e com videoclipes.


Elucubrações teóricas:


Este jogo utiliza-se da inteligência musical, Os jovens com inteligência musical gostam de estar rodeados de som. Gostam de estudar com música. Ouvem muita música e aprendem facilmente canções e ritmos. No seu pensamento surgem muitas vezes ritmos e melodias.


Possivelmente cantam com frequência e/ou tocam/querem aprender a tocar um instrumento. Poderão também gostar de assobiar e de cantarolar. Gostam mais de contar histórias do que de as ler. Podem gostar de marcar ritmos com o corpo, por exemplo, com o pé, ou batendo com um lápis ou uma caneta.


Envolve uma especial habilidade na atuação, na composição e, também, na apreciação da música e de padrões musicais. Gardner acredita que essa inteligência tem uma estrutura quase paralela à da inteligência lingüística, não havendo sentido caracterizar uma de inteligência (a lingüística) e a outra de talento.



Para saber mais:




STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. In: Gardner: Inteligências Múltipas. Porto Alegre: Artmed, 2000 .

Elaborado por:

Simone Meira

Izabel Arruda

Vilma Gomes

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home