Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 23, 2006

Quebra-Cabeças Matemáticos


Descrição:Apesar de alguns odiarem, os quebra-cabeças matemáticos tem divertido a humanidade desde que esta começou a contar. Todos os grandes matemáticos, em dado momento, depararam-se com quebra-cabeças, sendo que muitos desses transformaram-se em postulados matemáticos. Aos interessados no assunto é sugerido o livro "Teorema do Papagaio", de Denis Guedj. Neste livro o autor conta, em forma de um romance policial, a história da matemática e dos matemáticos, desde o antigo Egito até praticamente os dias de hoje. E coloca, muitas vezes, proposições matemáticas como se fossem quebra-cabeças. Aqui alguns exemplos:


* Quanto tempo leva um trem, de um quilometro de comprimento para atravessar um túnel de um km de comprimento, andando a 1 km por minuto?
* Você precisa cozinhar um ovo por dois minutos exatos, mas tem somente uma ampulheta que marca 5 minutos e outra que marca 3 minutos. Como fazer?
* Você precisa fazer uma viagem de carro de 18.000km. Os pneus de seu veículo só duram 12.000km. Qual o número mínimo de pneus reservas você precisa levar?
* Um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo. Qual o peso do tijolo?
* Como no exemplo, você deve usar todos os recursos matemáticos para fazer com que o resultado da seqüência de números seja sempre "6":
1 1 1 = 6

2+2+2 = 6

3 3 3 = 6

4 4 4 = 6

5 5 5 = 6

6 6 6 = 6

7 7 7 = 6

8 8 8 = 6

9 9 9 = 6

Participantes: 1 (um) a partir dos 8 anos.

Elucubrações teóricas: quebra-cabeças matemáticos são considerados problemas bem-estruturados, ou seja, seu conteúdo é específico, o caminho a percorre até a responda exata é claro e preciso, porém nem sempre é fácil.

Para saber mais:
http://www.jogos.antigos.nom.br/qcmatem.asp
STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home