Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 23, 2006

A Raposa e os Gansos
Típico jogo de caça e perseguição, onde as peças possuem propriedades distintas e aquelas com melhor qualidade comparecem em menor número. Desta forma, o jogo apresenta peças, força e objetivos diferentes para cada jogador. A Raposa e os Gansos é jogado na Inglaterra pelo menos desde o século XV, sendo encontrado em diversos países, em alguns com outros nomes; A Raposa e as Galinhas (França e Alemanha), O Lobo e as Ovelhas (Itália, Holanda, Suécia e Rússia). Uma hipótese, em relação a sua origem é que seja nórdico, outra, é que tenha chegado à Europa pelo sul, tendo sido criado pelos árabes. O tabuleiro deste jogo, em forma de cruz, é o mesmo do conhecido Resta Um, aliás segundo a lenda, o Resta Um foi criado, por um nobre francês quando encarcerado numa bastilha, sobre o tabuleiro de A Raposa e os Gansos.
Regras
- Um jogador joga com 13 gansos e o outro com uma raposa; - O objetivo do jogador que joga com os gansos é cercar a raposa, deixando-a sem movimento; se a raposa for imobilizada, ela perde; - O objetivo de quem joga com a raposa é capturar tantos gansos de tal forma que o bando não possa mais cercá-lo; - A disposição inicial das peças no tabuleiro é a que consta na figura abaixo.
- O primeiro movimento é dos gansos; - O movimento dos gansos é permitido na horizontal ou vertical, uma casa por vez; - O movimento da raposa é na horizontal, vertical ou diagonal, uma casa por vez; - Os gansos não capturam a raposa; - A raposa captura um ganso saltando sobre este, para tanto é necessário que a raposa esteja ao lado do ganso e que a casa posterior esteja vaga; - Mais de um ganso pode ser capturado em um mesmo lance por uma série de saltos da raposa;
Várias adaptações se sucederam procurando um equilíbrio de força para os jogadores. Em algumas os gansos podem se mover na diagonal, em outras eles não podem retroceder. Variam também o número de gansos (de 13 a 17). Em algumas a raposa não pode se mover na diagonal, em outras a raposa inicia o jogo e em qualquer casa livre. É possível também a combinação destas variações.
Fica como desafio encontrar o conjunto de regras que gera o mínimo desequilíbrio entre os jogadores

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home