Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 23, 2006



REVERSI
Reversi foi inventado na Inglaterra no final do século XIX. É um jogo de características similares aos jogos Go (de posicionamento e captura por cerco) e Shogi (em que peças do adversário capturadas passam a ser suas). Após um período de sucesso no final do século passado, o jogo ficou relativamente esquecido até a década de 70, quando foi relançado no Japão com o nome de Othello, sendo difundido nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil já foi lançado como Preto no Branco e como Einstein. É jogado em um tabuleiro de 64 casas (8 filas X 8 colunas) com 64 peças de duas cores. Na posição inicial, as 4 casas centrais são ocupadas, sendo uma diagonal por 2 peças com a face escura para cima e a outra com 2 peças com a face clara para cima.
Regras
- Os adversários jogam alternadamente; - O primeiro lance é das peças escuras; - Todo lance deve necessariamente fazer com que pelo menos uma peça adversária seja cercada dos dois lados por peças suas; - As peças adversárias cercadas são viradas e transformadas em peças suas; mas só as peças cercadas pela peça que acabou de ser colocada; - Peças que foram cercadas por outras peças que mudaram de cor porque foram cercadas permanecem como estão; - Se não for possível capturar nenhuma peça na sua vez de jogar, deve-se passar a vez. - O jogador que tiver mais peças da sua cor quando o jogo terminar é o vencedor. - O jogo termina quando o tabuleiro estiver completamente ocupado ou quando nenhum jogador puder fazer um lance.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home