Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Friday, June 23, 2006


Ringo
Provavelmente criado na Alemanha medieval, confronta a qualidade com a quantidade. Os atacantes, que são em maior número (7), enfrentam os soldados, que apesar de serem em menor número (4) tem maior mobilidade. Os atacantes têm como objetivo tomar a casa central, a Fortaleza, que é defendida pelos soldados.
Regras
- Cada campo só pode ser ocupado por uma única peça. - Os atacantes se movem de fora para dentro do círculo e para os lados. - Os soldados podem ir para frente para trás e para os lados, mas não devem jamais ocupar a Fortaleza. - As peças são movidas uma única casa por vez, alternando-se o movimento entre os adversários. - O movimento é obrigatório, não podendo o jogador "passar" a vez. - Os adversários podem capturar peças no mesmo sentido do seu movimento. - A captura se dá saltando por sobre uma peça do adversário, caindo na casa imediatamente posterior, que deverá estar vazia. - A captura não é obrigatória. - Na zona neutra as peças estão protegidas, nenhuma peça pode ser capturada. - Uma única peça do atacante colocada no circulo central ainda pode ser capturada. - A captura de uma peça na fortaleza se dá na mesma forma que nas demais casas, ou seja, saltando-se sobre essa peça e caindo numa casa vazia. . - Os atacantes só vencem quando colocarem duas peças na Fortaleza. - Os soldados vencem quando tomarem 6 peças dos atacantes, ou impossibilitarem os movimentos destas.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home