Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Sunday, June 18, 2006

TORRE DE HANÓI

DESCRIÇÃO:O jogo da Torre de Hanói tem três pólos. No primeiro pólo existe alguns discos com diferentes dimensões ordenados do maior para o menor. Você precisa mover um disco de cada vez, mas sabendo que um disco maior não pode ser posto em cima de um menor. À esquerda você pode escolher o nível de dificuldade que é o número de discos que você quer usar. Escolha de 1 a 8, e, para começar o jogo, aperte o botão START. O propósito do jogo é mover todos os discos para o último pólo e reconstruir a torre exatamente como ela era antes. Para mover um disco, pressione o botão esquerdo do mouse sobre ele e arraste-o até o topo da próxima torre, e solte o botão do mouse. Se você fizer um movimento válido, o disco vai cair automaticamente. Do contrário, ele vai voltar para sua posição original.

Participantes: 1(um)

Elucubrações teóricas: Trata-se de um problema da representação do problema. Os pesquisadores Kenneth Kotovsky, John R. Hayes e Herbert Simon(1985) investigaram amplamente por que algumas formas isomórficas são mais fáceis de resolver do que outras. No estudo feito especialmente, com o problema “Torre de Hanói”, concluíram que o determinante principal da relativa facilidade de resolver o problema era o modo como este era representado.

Para saber mais:

http://bacaninha.cidadeinternet.com.br/home/secoes/jogos/2005/05/torre_de_hanoi/index.htm

STERNBERG,. R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. cap.11, p.314.


Elaborado por:

Eloiza, Elisangela, Zilá

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home