Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Wednesday, June 21, 2006

UNO

Descrição:

É um jogo de cartas muito conhecido no Canadá e EUA.

Basicamente esse jogo consiste em descartar uma carta do mesmo número ou mesma cor daquela que já está na mesa, e o objetivo do jogo é ser o primeiro a ficar sem nenhuma carta nas mãos.

Cada jogador inicia a rodada com 7 cartas, as outras ficam em uma pilha com a face virada para baixo. A primeira carta é virada formando uma nova pilha, assim, cada jogador na sua vez deve seguir jogando uma carta por vez, conforme a cor ou o número que já está na mesa. Se o jogador não possuir nenhuma das opções, deverá comprar uma nova carta, se ainda não puder usá-la, deve passar a vez.

O baralho é composto por 108 cartas, dividida em 4 grupos identificadas com as cores: azul, amarelo, vermelho e verde. Somente as cartas coringas não possuem cores.

As cartas são as seguintes:

* Números de 0-9 – são cartas comuns e são jogadas conforme a explicação dada.

* Reverse – cartas que podem ser usadas para inverter o sentido da rodada; podem ser descartadas apenas se já tiver na mesa uma carta da mesma cor ou outra carta reverse de qualquer cor.

* Skip – essa carta pula a jogada do jogador seguinte. Pode ser usada se já tiver na mesa uma carta da mesma cor ou outra carta skip de qualquer cor.

* Draw two – essa carta faz com que o próximo jogador compre 2 cartas e passe a vez. Se o jogador tiver a mesma carta, independente da cor, pode descartá-la, transferindo a penalidade para o jogador seguinte que não possuir a carta. Sendo acumulado o número de cartas a comprar.

* Wild – carta coringa. Pode ser jogada sobre qualquer outra, e quem a descartou escolhe a cor que deve seguir; os próximos jogadores somente podem jogar a carta da cor escolhida ou outro coringa, se não possuírem passam a vez, chegará a vez de quem escolheu, ele então fará o descarte e o próximo pode comprar a carta.

* Drow four – carta coringa. Pode ser jogada sobre qualquer outra, e quem a descartou escolhe a cor que deve seguir, da mesma maneira que o descarte da Wild, porém, o jogador seguinte deve comprar 4 cartas e passar a vez. Se o próximo tiver o mesmo coringa pode usá-la e passa a penalidade para o próximo jogador que não possuir a Drow four.

Quando tiver somente uma carta nas mãos, o jogador deve dizer “Uno”, se não fizer assim, irá comprar 4 cartas. A rodada termina quando um jogador não tiver mais nenhuma carta. Os pontos são somados conforme os valores das cartas que ficaram nas mãos dos demais jogadores.

Participantes: a partir de 4

Elucubrações Teóricas:

Segundo Sternberg (2002), trata-se de um jogo mal estruturado, pois permite várias possibilidades de jogar, mesmo dentro das suas regras. Também depende da inteligência cristalizada (Cattell, 1997), pois é necessário um conhecimento prévio de cores e de números para o desenrolar do jogo.

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Elaborado por:
Priscila Prazeres,
Priscilla Vieira Santos e
Mônica.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home