Solucionática

Blog coletivo para compilação de jogos/atividades/problemas/exercícios e algumas elucubrações teóricas sobre Psicologia Cognitiva

Wednesday, June 14, 2006


XADREZ

Descrição:

O xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Um jogador controla as peças brancas, que sempre começam, e o outro jogador possui as peças pretas. Para jogar são necessários um tabuleiro com oito linhas e oito colunas, formando 64 quadrados (sendo 32 claros e 32 escuros), cada jogador tendo um quadrado claro no lado direito da linha de baixo.

Cada jogador tem 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma rainha (ou dama). Cada um desses tipos de peça possui um movimento característico. Quando uma peça pode ser movida para uma casa em que está localizada uma peça adversária, esta última pode ser capturada. Assim, a peça a ser jogada move-se para a casa da peça oponente, que é então retirada do tabuleiro.

O rei é a única peça que nunca pode ser capturada. Quando o rei de um jogador é diretamente atacado por uma peça, o jogador está em xeque. Nessa posição, ele tem que mover o rei para fora de perigo, capturar a peça adversária que está efetuando o xeque ou bloquear o ataque da dita peça do oponente ao rei.

Entretanto, essa última possibilidade não é aplicada se a peça atacante for um cavalo, pois tal peça pode "pular" qualquer peça do tabuleiro. O objetivo do jogo é pôr o adversário em xeque-mate, o que ocorre quando o rei adversário está em xeque e nenhum movimento pode ser feito para escapar do xeque.

No xadrez, cada jogador conta com um conjunto idêntico de peças, diferindo na cor, sendo um conjunto na cor preta e outro na cor branca.

Cada conjunto conta com as seguintes peças:


Da esquerda para a direita: Rei, Dama, Bispo, Torre, Cavalo e Peão

Elucubrações teóricas:

Inteligência espacial – trata-se da capacidade de reconhecer e manipular os padrões do espaço, envolvendo também a criação de representações ou imagens mentais espaciais.

A inteligência espacial caracteriza-se pela habilidade em perceber acuradamente o mundo visual e espacial (como faz um guia ou um caçador) e realizar transformações a partir desta percepção.

Esta inteligência envolve a sensibilidade à cor, forma e espaço, e à relação que existe entre estes elementos. Inclui a capacidade de visualizar, representar idéias visuais ou espaciais graficamente, bem como orientar-se apropriadamente num determinado espaço.

Para saber mais:

Confederação Brasileira de Xadrez

http://www.cbx.org.br/_site/index.php

Jogue On-line

http://xadrezonline.cex.org.br/

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. In: Gardner: Inteligências Múltipas. Porto Alegre: Artmed, 2000 .


Elaborado por:

Simone Meira

Izabel Arruda

Vilma Gomes

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home